EMPRESAS            WEBSTORE             LÍDERES       CURSOS E MENTORIAS

VAGAS                          CONTATO

Consultoria em Recursos Humanos

 

Como é a atuação da Consultoria em Recursos Humanos?

 

A consultoria em recursos humanos pode atuar em todos os subprocessos do setor, porém algumas áreas produzem resultados mais expressivos para o negócio. No primeiro momento, a consultoria faz o mapeamento das necessidades do negócio junto aos focais da empresa. Os consultores apresentam suas propostas de trabalho e a partir da aprovação e apoio da liderança podem dar início à fase de análise.

 

Análise

 

Nesta etapa, a consultoria faz um levantamento sobre os processos da empresa relacionados à gestão de Recursos Humanos. Os consultores podem utilizar diferentes métodos, como entrevistas, questionários, pesquisa e outros que traduzem para indicadores de dados a situação de pontos significativos da gestão, tais como:

 

  • Organograma
  • Definição dos cargos
  • Processo de seleção
  • Turnover e Rotatividade
  • Ambiente de trabalho
  • Sistema de remuneração
  • Produtividade
  • Treinamento
  • Comunicação corporativa
  • Liderança
  • Absenteísmo
  • Motivação e clima
  • Cultura organizacional

 

 

Diagnóstico

 

Após a análise, é feito um relatório com o diagnóstico do cenário atual. Esse relatório contém as descrições sobre o departamento de Recursos Humanos e sua relação com as demais áreas da companhia.

Com base nessas informações, é possível avaliar profundamente a empresa, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças; e partir daí, consultoria e gestores definem em conjunto os planos de ações para a empresa alcançar seus objetivos.

 

Plano de ação

 

Tendo em mãos as informações coletadas na análise e interpretadas no diagnóstico, é possível mapear novos processos, reestruturar os já existentes e criar propostas para o enfrentamento dos desafios identificados.

O plano descreve as propostas de mudanças que irão contribuir com o crescimento dos negócios, conservando o bem-estar e aumentando a motivação dos colaboradores. Ali também estão traçadas os objetivos e KPIs para acompanhamento das ações planejadas.

 

Quais empresas podem contratar uma consultoria?

 

Geralmente, as empresas contratam consultores quando estão passando por situações delicadas ou até mesmo críticas no relacionamento entre colaboradores e gestores, resultando em piores resultados de negócios; porém não é necessário que o cenário chegue a um ponto drástico.

A contratação é indicada para todos os negócios que precisam melhorar seus processos de gestão e que desejam otimizar seus resultados.

Se o objetivo da organização for reduzir custos na execução de processos internos, a consultoria de Recursos Humanos também pode dar suporte aos gestores na assertividade da tomada de decisão.